top of page

Ginástica Rítmica

   A beleza e graciosidade deste esporte encanta os corações do público mundial. Ginastas habilidosas, que com seus aparelhos, arco, bola, corda, fita e maças, unidos a uma bela música, faz com que todas as meninas se apaixonem! 

  Nos jogos Olímpicos é uma modalidade feminina, porém pelo mundo já existem apresentações com meninos. 

    Suas competições podem ser em duas provas: Individuais ou Conjuntos (Duplas, Trios e Conjunto com 5 ginastas). As categorias na GR são divididas por idade: pré-infantil (9 e 10 anos), infantil (11 e 12 anos ), juvenil (13 a 15 anos) e adulta (a partir dos 16 anos).

    No Brasil temos competições desde a categoria mirim (7 e 8 anos) até todas as demais. Em relação aos níveis técnicos, encontramos competições para iniciantes como Copas e Torneios estudantis e para níveis mais avançados como Campeonatos Estaduais, Regionais, Nacionais e Brasileiros.

   As ginastas são avaliadas em uma prova de 1min30seg no individual e 2min30seg nas provas de conjuntos. Essa avaliação é feita por uma banca de arbitragem, que é dividida em painéis de execução, artístico e dificuldade (corporal e de aparelho). Eles são altamente treinados e capacitados para avaliar cada nível de competição! Portanto, ao assistir uma competição, confie que eles são muito capazes para essa função!

    A entidade que cuida das Ginásticas (Rítmica, Artística, Trampolim e etc.) em âmbito nacional é a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), a qual as federações de cada estado são filiadas. Já no âmbito estadual, temos as federações, sendo que aqui no Rio de Janeiro a nossa é a FGERJ (Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro), que tem como presidente  Bruno Chateaubriand e como diretora de ginástica rítmica a profª Renata Teixeira.

   A Escola Ritmus é uma equipe Federada, que participa de Competições, Festivais e Eventos relacionados a GR. Faça parte da nossa história!!

bottom of page